O Município de Guaíra realizou na última sexta-feira (22), a COMED – Conferência Municipal de Educação no auditório da Unipar.

A Conferência Municipal de Educação é um espaço aberto pelo Poder Público à população interessada, para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação em todos os seus âmbitos, auxiliando na identificação das carências, e pontuando as observações necessárias para contribuir com esse processo.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A ação, voltada ao desenvolvimento da educação, contou com a presença de diversas autoridades e profissionais da educação. A mesa de honra foi composta pelo prefeito Heraldo Trento; a Secretária Municipal de Educação, Franciele Danelon; a diretora de educação Gislaine Faria; o coordenador do curso de pedagogia Jose Ricardo Skolmovski; e a palestrante doutoranda Gislaine. A abertura foi marcada por duas apresentações, alunos da escola municipal Arthur costa e silva dançaram e cantaram a música girassol de Priscilla Alcântara. Ainda, os alunos da Pestalozzi fizeram uma linda interpretação da música “Era Uma vez”, sob a coordenação da professora Andreia Poletti.

Entre as principais pautas discutidas, encontram-se: a avaliação da consolidação do SNE — Sistema Nacional de Educação, o PNE — Plano Nacional de Educação 2014/2024, eleição dos delegados para o Fórum Estadual de Educação em Curitiba/PR no próximo ano, reflexão sobre os temas educacionais, análise dos documentos Referência CONAE 2022, entre outros.

Após a palestra, houve a apresentação do Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação 2020/2021, onde foram repassados os resultados dos indicadores das 20 metas e suas respectivas estratégias. Ao final do dia, foram expostas as proposições encaminhadas por todas as instituições escolares do município, subdivididas por eixos, as quais perante aprovação serão encaminhadas ao Fórum Estadual em 2022, pela delegada eleita, a Coordenadora Eliza Regina da Silva.

Agora, a delegada irá participar da Conferência Estadual que deve ser realizada em meados de março de 2022, onde irá levar as proposições elencadas na conferência municipal, com as proposições de todos os municípios do Estado. Lá também será eleito os delegados que representarão o Paraná na Conferência Nacional em novembro de 2022.

Portal Guaíra via Assessoria