(Foto: Ponto da Notícia)

A 15ª Companhia de Infantaria Motorizada realiza neste fim de semana uma série de ações especiais voltadas à comemoração de 75 anos da unidade. A data é comemorada em 29 de janeiro.

Sediada em Guaíra, a 15ª Cia Ift Mtz do Exército Brasileiro é conhecida como “Sentinela da Fronteira”. Localizada às margens do Rio Paraná, divisa com o Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai, a 15ª Cia Inf Mtz, Subordinada diretamente à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada é a fiel representante do Exército Brasileiro, como sentinela das nossas fronteiras.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A história da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada remonta ao dia 13 de janeiro de 1947, quando o Boletim Interno do 1º Batalhão de Fronteira (sediado em Foz do Iguaçu), publicou a ordem para organização de sua 3ª Companhia, com futuro deslocamento à região de Guaíra.

Em 1º de fevereiro de 1947, o destacamento precursor, composto de 29 militares, sob o Comando do Capitão Ubirajara Brandão, desembarcou em Guaíra. O Pelotão tinha a missão de demarcar a área e preparar o terreno do novo aquartelamento, além de construir as suas instalações iniciais, o que possibilitou a inauguração da “Sentinela da Fronteira” em 29 de janeiro de 1949.

Após algumas mudanças na nomenclatura, em 2010, a organização militar recebeu a denominação de 15ª Cia Inf Mtz.

Em 2022, a comemoração 75 anos da organização militar será marcada com um evento no domingo (30), na sede da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada, localizada na Av. Barão do Rio Branco, nº 1150. O evento iniciará com visita ao Museu e exposição de materiais do Exército Brasileiro, das 08h às 10h00. Na sequência, haverá uma cerimônia de formatura, com participação de vários veteranos e autoridades locais.

Após o evento na sede da companhia, um almoço também fará parte da comemoração dos 75 anos da ‘Sentinela da Fronteira’.

As informações são do Ponto da Notícia