Reprodução/Nasa/NASA/JPL-Caltech/Robert Hurt/NASA’s Goddard Space Flight Center

O satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da Nasa descobriu um novo planeta que pode ser habitável. Chamado de TOI 700 e, ele tem 95% do tamanho da Terra e provavelmente é rochoso, contudo, possui uma “zona habitável”, ou seja, alguma região em seu sistema planetário permite a presença de água líquida. A descoberta foi apresentada na terça-feira, 10, na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Anteriormente, outros astrônomos já tinham descoberto outros três planetas chamados TOI 700 b, c e d. O último também tinha orbita na zona habitável. “Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos”, disse Emily Gilbert, pós-doutoranda do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia, que liderou o trabalho. “Isso torna o sistema TOI 700 uma perspectiva interessante para acompanhamento adicional”.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo especialistas, o planeta “e” é aproximadamente 10% menor que o planeta d. Gilbert fala que essa descoberta mostra como o TESS ajuda a encontrar mundos cada vez menores. O TOI 700 “e” leva 28 dias para orbitar sua estrela e está a 100 anos-luz, na constelação de Dorado.

De acordo com a NASA, “encontrar outros sistemas com mundos do tamanho da Terra nesta região ajuda os cientistas planetários a aprender mais sobre a história do nosso próprio sistema solar”.

Portal Guaíra com informações da Jovem Pan