As cidades de Mercedes, Guaíra, Terra Roxa e Palotina, estão com epidemia de dengue.

Segundo a 20ª Regional de Saúde, a situação mais crítica é em Guaíra, que registra 724 casos.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Terra Roxa tem 107 casos, Palotina 102 e Mercedes 18. Em Palotina, agentes de saúde fiscalizaram terrenos na sexta-feira (20).

Ao todo, 22 agentes vistoriaram as regiões mais preocupantes da cidade.

De acordo com a 20ª Regional de Saúde, com as chuvas os cuidados devem ser redobrados para que todos os focos de mosquito sejam eliminados. No ano passado 401 moradores de Palotina tiveram a doença e uma pessoa morreu.

“Certamente, nós vamos ter que tomar medidas muito mais, quem sabe, punitivas. O que não seria o ideal, mas tem que se buscar a responsabilidade do cidadão que não faz o papel dele”, diz o chefe da 20ª Regional de Saúde, Odacir Fiorentim.

A secretaria de saúde também vem fazendo arrastões na tentativa de diminuir possiveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

“Este ano a gente tem enfrentando muita chuva. Então, a chuva e o calor contribuem para que o mosquito se prolifere mais rapidamente. Com isso a gente tá enfrentando novamente uma situação de epidemia no nosso município”, comenta a coordenadora de endemias de Palotina,Terezinha Zanetti.

A multa para os moradores que já receberam a notificação em Palotina, é de R$ 120.

dengue-mata-600x465

Fonte: G1