O número de pessoas afetadas pelo temporal de quinta-feira (30) subiu de 23.012 para 25.257, de acordo com o novo boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado às 17h20 de sexta-feira (31).
Cerca de 4.800 casas foram danificadas, com 164 desalojamentos. Desse total, 29 pessoas permanecem desabrigadas. Em Guarapuava, uma criança de oito meses morreu devido ao desmoronamento de um muro, segundo a defesa.
Vendaval, chuva forte e granizo atingiram Curitiba, a região metropolitana da capital, além de Guarapuava, Prudentópolis e União da Vitória.
Conforme o novo boletim, ao todo, 34 municípios foram atingidos em maior ou menor escalas.
Alguns municípios estão recebendo doações para auxiliar as pessoas afetadas pelos desastres desses dias.
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou que na quinta-feira (30) Curitiba registrou 11 milímetros de chuva em 15 minutos e rajadas de 79 km/h; Guarapuava, 30 mm em 15 minutos; Ponta Grossa, 28 mm em 45 minutos e rajadas de 64 km/h.
Nas cidades vizinhas à capital paranaense, o município mais atingido foi Rio Branco do Sul, onde a forte queda de granizo danificou 500 residências, afetando 2 mil pessoas. Em Pinhais, 400 residências sofreram danos, afetando 1.600 pessoas.
Curitiba
A Defesa Civil de Curitiba distribuiu, a partir das ocorrências do dia 30 até às 14h desta sexta-feira (31) o total de 71 bobinas de lona, sendo 28.400 metros quadrados.
Nas últimas 24h o acúmulo de chuvas atingiu 54mm. A previsão para hoje é de mais 40 mm. Até domingo a previsão é chover mais 100mm, segundo o Simepar.
Em Curitiba, foram mobilizados 100 profissionais da Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, das Administrações Regionais, da FAS, Educação e Saúde para atender as ocorrências.
Sem água
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que, nesta sexta-feira (31), uma queda de energia está afetando o abastecimento nos bairros Água Verde, Guaíra, Parolin, Prado Velho e Rebouças, em Curitiba.
A previsão é de que o abastecimento normalize gradativamente durante a noite.
A Sanepar também informou que, devido a uma situação emergencial ocorrida no início da tarde desta sexta-feira (31), o abastecimento nos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Ganchinho, Hauer, Pinheirinho, Sítio Cercado e Xaxim, em Curitiba, estão prejudicados.
A previsão é que a manutenção seja concluída durante a madrugada e a normalização do abastecimento ocorra por volta do meio-dia de sábado (1º).
Por fim, o excesso de chuvas elevou a turbidez da água e será necessário reduzir a produção para alguns bairros de Curitiba também nesta sexta-feira. Podem ter o abastecimento Ahú, Atuba, Bacacheri, Barreirinha, Boa Vista, Cabral, Centro Cívico, Juvevê, Santa Cândida, São Lourenço e Tingui.
A previsão é de que o abastecimento normalize gradativamente na tarde de sábado (1º).
A orientação é evitar desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas.
Sem energia
Segundo o boletim, no total, foram afetadas alternadamente 90.449 unidades consumidoras de energia no Paraná. As regiões mais afetadas em Curitiba foram os bairros Portão, Fazendinha, Santa Quitéria, Novo Mundo, Bom Retiro, Cabral, Boa Vista, Hauer, Batel e centro.
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 14.281 unidades consumidoras estavam sem energia até a publicação desta reportagem, às 16h40.
Portal Guaíra com informações do G1 PR