O Hospital Santa Catarina, de Cascavel, fechou as portas ontem (9). A decisão partiu da direção. No local, apenas funcionários cumprem a carga horária. Falhas foram constatadas, ainda na semana passada, pela Vigilância Sanitária em três salas do centro cirúrgico e na central de esterilização de materiais.

Segundo o secretário de Saúde de Cascavel, Reginaldo Andrade, a Vigilância fiscalizou o prédio onde foram encontradas irregularidades. “Nós também fomos pegos de surpresa. Tanto a Secretaria quanto a 10ª Regional de Saúde não recebeu nenhuma notificação do fechamento. Estamos aguardando o hospital resolver as pendências. Quando o local receber as reformas adequadas, passará por nova vistoria. Assim poderá voltar a atender os pacientes”, explicou.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------
Direção do Hospital Santa Catarina resolveu fechar as portas por tempo indeterminado (foto: Aílton Santos/O Paraná)
Direção do Hospital Santa Catarina resolveu fechar as portas por tempo indeterminado (foto: Aílton Santos/O Paraná)

A dona de casa Edilaine Sinhuri também foi pega de surpresa. Ela não sabia do fechamento. “Trouxe meu filho na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e fiquei sabendo que o Santa Catarina não vai mais receber pacientes. É ruim, é complicado porque nós dependemos do SUS [Sistema Único de Saúde] e sei que o hospital sempre prestou um bom atendimento”.

A unidade hospitalar ficará fechada por tempo indeterminado, e com isso, sobrecarregará os demais hospitais da região. Caso não sejam realizadas as reformas dentro de três meses, o hospital poderá perder o credenciamento do SUS.

Fonte: Eliane Alexandrino/O Paraná