A prefeitura de Cascavel informou que neste momento o Sistema de Saúde Público e Privado para pacientes que não tem caso de Covid-19 está em colapso. Não há leitos de UTI disponíveis na cidade e dois pacientes precisam de vaga urgente.
“Pedimos a máxima atenção e cooperação de todos. Não existem vagas de UTI disponíveis na rede pública e privada para casos que não sejam de COVID”, disse o município em nota.
Por volta do meio dia um paciente com 78 precisou de um leito e o Município tenta fazer o transporte para Sarandi. Até o momento, no entanto, o paciente está instável, sem condições de transporte.
Também foi necessário acionar o programa pai para um paciente de 55 anos que estava na UPA Brasília.
Pelo programa PAI a prefeitura busca leitos na rede particular para pacientes SUS, mas não há leitos na cidade. Se alguém sofrer um acidente grave, não haverá leito na cidade.
“Solicitamos máxima divulgação quanto a necessidade de prudência e cooperação de todos nesse momento. A taxa de ocupação de leitos de UTI COVID está aumentando diariamente, e Cascavel está tendo que colaborar neste momento com outras regionais. E ainda, não existem vagas de UTI para outros casos que não sejam COVID”.
Veja a ocupação nos diferentes hospitais:
As informações são da CGN