ad

Servidores da Receita Federal realizaram a apreensão de dois caminhões tipo cegonha que continham, em seus compartimentos de carga, 21 veículos supostamente preparados para o transporte de contrabando. A apreensão foi realizada numa oficina mecânica situada na cidade de Santa Terezinha de Itaipu.

Por volta das 08h30 do ultimo sábado (30), os servidores fizeram a abordagem de um veículo Fiat/Doblo que estava saindo da oficina mecânica. Tendo sido solicitada a documentação do veículo ao motorista, este disse que não estava de posse dos documentos. A equipe constatou que o veículo estava sem alguns assentos, situação comum encontrada em veículos usados no transporte de mercadorias contrabandeadas, razão pela qual o veículo foi retido.

cegonha

A partir de algumas informações coletadas, os servidores constataram que o referido veículo havia sido descarregado de um caminhão tipo cegonha estacionado nos fundos da oficina mecânica.

Logo a equipe verificou que havia dois caminhões tipo cegonha no local, sobre os quais havia outros 20 veículos. Os dois tratores mecânicos (um Scania 112 ano 1986 e um Mercedes LS1938 ano 2000) e os reboques (cegonheiras) tinham placas de Santa Terezinha de Itaipu/PR.

Os veículos que estavam sobre as cegonheiras são: seis Fiat/Fiorino, dois Fiat/Doblo, dois Fiat/Palio, um Fiat/Strada, três GM/Vectra, um GM/Agile, um Honda/Civic, dois Volkswagen/Gol, um Volkswagen/Golf, um Volksvagen/Parati, e um Jimbei/Topic. Doze dos veículos têm placas de São Paulo/SP, um de Taubaté/SP, um de Osasco/SP, um de Guarulhos/SP, um de Itupeva/SP, um de Bebedouro/SP, um de Avaré/SP, um de Juiz de Fora/MG, um de Florianópolis/SC e um de Goiânia/GO.

cegonha2

Os dois caminhões cegonha com os veículos foram levados para a sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu, para uma vistoria mais minuciosa, inclusive a verificação de se tratar de veículos adulterados ou furtados.

Numa verificação superficial, após os veículos terem sido baixados das cegonheiras, verificou-se que todos apresentavam alterações em sua estrutura, como ausência de bancos e/ou adulteração da suspensão. Também foram encontrados rádios transceptores instalados num dos veículos e num dos cavalos mecânicos.

Todos os veículos serão submetidos à perícia técnica, inclusive em relação à respectiva documentação, e os respectivos proprietários serão intimados a prestar informações. As diligências poderão resultar na apreensão e aplicação da pena de perdimento aos veículos.

cegonha3

Fonte: Assessoria de Comunicação DRF/Foz


ad