Banda Burningfield (Foto: Divulgação)

Quem viveu os anos 1990 sabe que Guaíra tinha uma cena musical considerável e, para usar um clichê da época, a cidade era um “celeiro” de muitas bandas de rock. Entre as diversas “tribos” (para relembrar outra palavra desgastada), sempre chamou a atenção o expressivo grupo de fãs de heavy metal.

Os seguidores do gênero amadureceram, muitos foram embora, a cena praticamente se desfez, mas não é por acaso que alguns expoentes – e remanescentes – tenham reativado no ano passado um antigo projeto de banda do som pesado. Resistência é uma palavra de ordem no universo do metal.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O Burningfield, criado há mais de 20 anos, retomou as atividades e tem feito muitas apresentações na região. Agora, pela primeira vez, a banda se apresentará na capital, Curitiba, num tradicional reduto metaleiro.

Formado por alguns dos fieis expoentes do som pesado local, a banda Burningfield é criação do vocalista Uesley Oliveira (Zila) e o baixista Francisco Oliveira (Chico). Somam-se a eles o elogiadíssimo guitarrista Henrique Freire e o versátil baterista Fábio Dionísio Silva(Bill).

O trash metal tocado pela banda passeia por versões ainda mais pesadas de faixas do subgênero, com acréscimo de bandas clássicas, como Black Sabath, Judas Priest e Iron Maiden.

Com o repertório em dia, Burningfield tem chamado a atenção dos headbangers. Nos últimos meses, o grupo se apresentou em Mundo Novo/MS, Guaíra, Quatro Pontes e Cascavel, e a projeção os leva agora até a capital.

Fieis ao estilo e detalhistas ao extremo, chama a atenção a rotina de ensaios, o set list cuidadosamente pensado e a presença de palco de seus integrantes. O bom rendimento tem despertado, inclusive, a criatividade para músicas autorais e o projeto de gravação de um álbum em 2023. “A gente faz tributos para bandas que a gente admira, coloca o peso e a atitude do Burningfield, mas também trabalha em canções próprias. Tudo dentro de uma linha muito clara, de um estilo”, explica Uesley.

No repertório, Motörhead, Slayer, Kreator, Venom, Exodus, Overkill, Dissection, entre outros tributos a grandes clássicos do heavy, trash e death metal.

Burningfield é uma das atrações do evento patrocinado pela GT Music, que será realizado no tradicional 92 Graus (avenida Manoel Ribas, 108, Largo da Ordem), cuja programação inicia a partir das 20h. Os guairenses dividirão o protagonismo com as bandas Carttada e DoomsdayCeremony.

Quem é de Guaíra poderá rever seus conterrâneos em solo curitibano. E quem não é, certamente irá se surpreender.

Fique de olho

Destaque para o potente vocal de Uesley, a destreza das mãos pesadas do baixo ainda mais bruto de Chico, a qualidade – e velocidade – do guitarrista Henrique e a precisão do disciplinado baterista Bill.

Burningfield é certamente um destaque da arte guairense hoje.

Serviço

GT Music Instrumentos Musicais apresenta: Burningfield

Quando? 26 de agosto (sexta)

Onde? 92 graus Underground Pub, avenida Manoel Ribas, 108, Largo da Ordem, Curitiba/PR

Entrada: 20 reais

BURNINGFIELD - Banda trash metal guairense se apresentará em Curitiba • Portal Guaíra BURNINGFIELD - Banda trash metal guairense se apresentará em Curitiba • Portal Guaíra BURNINGFIELD - Banda trash metal guairense se apresentará em Curitiba • Portal Guaíra

Cristian E. Aguazo especial para o Portal Guaíra