O Corinthians começou bem e não demorou a marcar pela primeira vez no reconstruído Maracanã, mas se acomodou, cometeu erros, foi prejudicado pela arbitragem, viu o Fluminense crescer e acabou sendo derrotado por 5 a 2. A classificação à Copa Libertadores só não ficou para a última rodada por causa da derrota do Grêmio para o Bahia.
Ainda assim, o vacilo no Rio de Janeiro teve o seu preço. Os comandados de Mano Menezes caíram para a quarta colocação do Campeonato Brasileiro, que oferece vaga à fase prévia da Libertadores, traumática para o clube. Para avançar diretamente à etapa de grupos, será necessário ultrapassar o Internacional no próximo final de semana. O Flu já não tem chances.
Com um ótimo início no Maracanã, o Corinthians abriu o placar logo aos quatro minutos do primeiro tempo, com o oportunismo de Guerrero. O próprio peruano abusou dos toques de classe, assim como seus companheiros, e viu o marcador ser empatado ainda na etapa inicial, em cabeceio errado de Ralf.
O time do Parque São Jorge voltou com força do intervalo e perdeu oportunidades claras até levar a virada, em cobrança de escanteio completada por Edson. Pouco depois, Gil chegou atrasado ao combate e derrubou Conca, cometendo pênalti bem batido por Fred.
Foi na sequência que os visitantes se desesperaram com a arbitragem. Aos 20 minutos, Malcom tabelou com Elias e foi derrubado na área. Wilton Pereira Sampaio não ouviu os pedidos de pênalti e, no contra-ataque, apitou penal de Fábio Santos em infração claramente observada fora da área.
Fred bateu bem outra vez e desenhou a goleada, abrindo 4 a 1 para o Fluminense. Marlon foi expulso por sua segunda falta dura, e, pressionado pelos alvinegros, Sampaio deu pênalti em Petros, desperdiçado por Fábio Santos. Danilo ainda marcou de cabeça, e Conca fechou a contagem nos acréscimos.
Confira os resultados dos confrontos pela 37ª e penúltima rodada
Sábado – dia 29 de novembro
Domingo – dia 30 de novembro

Fontes: Gazeta Esportiva/A Gazeta News