Uma forte onda de frio avança sobre o país nesta terça-feira (17). A temperatura tem queda acentuada nos estados do Sul, em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Algumas cidades de Santa Catarina registraram chuva congelada e também os primeiros registros de neve no ano.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias também podem ter registros de neve nas serras gaúcha e catarinense e novas ocorrências de chuva congelada no planalto gaúcho, no planalto Sul e Norte de Santa Catarina e no Sul do Paraná, por causa da combinação do ar muito frio com a umidade trazida pelo ciclone Yakecan.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Confira os menores valores registrados até às 8h de hoje (17), de acordo com o Inmet:

  • Bom Jardim da Serra (SC): -2,4°C
  • General Carneiro (PR): 0,3°C
  • Ventania (RS): 1,4°C
  • Inácio Martins (PR): 1,7°C
  • São José dos Ausentes (RS): 2,0°C
  • Rio Negrinho (SC): 2,9°C

Segundo o Climatempo, as capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba PR), São Paulo (SP) e Campo Grande (MS) podem registrar recorde de baixa temperatura para ano de 2022.

Previsão do tempo

A sensação de frio na região Sul aumenta devido ao vento moderado a forte que sopra pelos três estados. Por causa do ciclone que está perto do litoral gaúcho, muitas áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, e do Centro, Oeste e Sul de Santa Catarina podem ter pancadas de chuva.

Em outras áreas do Paraná, o sol aparece, mas o frio é intenso e o dia amanhece com geada no Centro e Leste do estado, inclusive na Grande Curitiba.

Na madrugada, a temperatura chegou a -0,2°C em Porto Amazonas (PR). Em algumas áreas de São Joaquim, na Serra Catarinense, o termômetro marcou quase 0,1°C abaixo de zero.

Outras regiões

As temperaturas também vão caindo ao longo do dia em cidades da região Sudeste. O tempo será de sol e muito frio na maioria das áreas do estado de São Paulo, do Sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro.

Na região da Grande Belo Horizonte, o sol pode aparecer entre muitas nuvens e a temperatura também está em queda. Pancadas de chuva ainda ocorrem no litoral de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, onde também começa a esfriar. Já sobre o Espírito Santo, no Leste e no Centro-Norte mineiro, a chuva pode ser forte nesta terça-feira e o ar fica abafado.

Pancadas de chuva e períodos com sol são esperados para Goiás, Distrito Federal, Norte e Leste de Mato Grosso e para todo o Nordeste e no Norte do Brasil. Não chove apenas na região de Rio Branco e no Leste do Acre e no Centro, Oeste e Sul de Rondônia. O vento frio polar também chega a estes dois estados e faz a temperatura cair.

O mar fica agitado no litoral da Região Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

As informações são da CNN Brasil