(Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais 2020, que ocorreram no último domingo (15), possuem 60 dias para justificar o voto para a Justiça Eleitoral. De acordo com o Código Eleitoral Brasileiro, todos os cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 anos de idade são obrigados a votar.

O eleitor que não justificar o voto deve pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por cada turno (se deixar de votar no 1° e 2° turno terá que justificar a ausência em ambos). A justificativa pode ser realizada através do aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS, e por meio do site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além da maneira remota, o eleitor pode preencher o requerimento de justificativa em qualquer zona eleitoral.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Em todas as opções, é necessário apresentar a documentação que comprove a impossibilidade de ir votar. Para justificar a ausência no primeiro turno, o eleitor tem até o dia 14 de janeiro de 2021. Aos que não poderão comparecer no segundo turno, a data de justificativa é até 29 de janeiro. Os que não votaram no primeiro turno podem votar sem restrições no próximo dia 29.

Portal Guaíra com informações da Agência Brasil