Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Na noite da virada do ano, os veranistas jogaram 30.528 kg de lixo nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. O volume, coletado no primeiro dia do ano, é 25% maior do que o do dia 1º de janeiro de 2019. O serviço de limpeza das praias é feito diariamente em 48 km de areia por equipes contratadas pela Sanepar para trabalhar durante todo o período da operação Verão Maior. O material recolhido é transportado pelas prefeituras para aterros sanitários.

Entre os dias 20 de dezembro e 1º de janeiro, foram coletados 177.780 kg, quase a mesma quantidade (97%) do mesmo período do ano anterior, quando o volume foi de 182.385 kg. Com exceção do primeiro dia do ano, a média diária recolhida foi de 12.271 kg de resíduos sólidos, pouco menos do que a média do mesmo período (20 a 31 de dezembro) do ano anterior, quando foi de 13.183 kg.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A Sanepar tem feito um trabalho de conscientização ambiental, com a distribuição de sacolinhas plásticas, para que os próprios banhistas recolham o lixo que produzem enquanto estão na praia. Além disso, a Sanepar distribuiu nos balneários 300 tambores para receber os resíduos gerados.

“É um trabalho constante, que busca conscientizar as pessoas para que cuidem do seu lixo, que façam o descarte adequado nos tambores e, assim, contribuam com a preservação do meio ambiente. Isso traz mais conforto para todos”, disse o coordenador de Resíduos Sólidos da Sanepar, Fabiano Ochmat.

Portal Guaíra com informações do G1