(Imagem: Ilustrativa/iSock/Getty imagens)

É só falar em feriado, que a cabeça vai longe. O ano de 2022 terá apenas um feriado prolongado. Serão nove e dois deles caem num domingo. Só um será prolongado (Paixão de Cristo), dia 15 de abril, que tradicionalmente cai em uma sexta-feira, podendo ser emendado com o fim de semana. Vão ser cinco pontos facultativos, ou seja, o funcionamento fica a critério da empresa. O Carnaval é um deles.

A redução nas pausas anima o comércio, que prevê o menor prejuízo dos últimos sete anos. Mas os lojistas não estão rindo à toa. Neste ano, foram dez feriados no país todo. Um prejuízo de R$ 22 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A previsão é que as perdas com os dias parados no comércio varejista sejam 22% menores do que as registradas este ano. Mesmo assim, R$ 17 bilhões devem deixar de circular na economia.

Para driblar os prejuízos provocados pelos feriados, os comerciantes sempre dão um jeitinho. Muitos até topam diminuir a margem de lucro para oferecer preço melhor ao consumidor, que não resiste a uma oferta.

O comerciante Fauze Yunes sofreu com a queda no faturamento. “Via de regra dá um impacto aí, eu diria de uns 50%, né? Se o feriado for na quinta-feira, na sexta-feira vem 50% das pessoas que viriam na quinta, então recupera um pouquinho, mas dá um prejuízo grande aí pra gente”, conta o comerciante.

Segundo economista da associação comercial de São Paulo, Ulisses Ruiz de Gamboa, com planejamento, é possível recuperar pelo menos parte das perdas. “Eu investiria bastante num atendimento de qualidade para as pessoas que ficam nas cidades e que acho que não serão poucas, eles têm que ser extremamente bem atendidos, bem acolhidos”, afirma o economista.

Confira o calendário:
1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional)
28 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)
1º de março: Carnaval (ponto facultativo)
2 de março: quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas)
15 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional)
21 de abril, Tiradentes (feriado nacional)
1º de maio: Dia mundial do trabalho (feriado nacional)
16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
28 de outubro: Dia do Servidor Público – (ponto facultativo)
2 de novembro: Finados (feriado nacional)
15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
25 de dezembro: Natal (feriado nacional)

Portal Guaíra com informações do SBT News