Após dois anos no comando do Estado, o governador Beto Richa continua muito bem avaliado pela população e é o favorito na disputa das eleições de 2014. Pesquisa Ibope contratada pela Associação dos Diários do Interior (ADI) aponta que 73% dos paranaenses aprovam o governo Beto Richa. Na avaliação pessoal, Richa recebeu nota 8 dos paranaenses. E 76% afirmaram voto ao governador Beto Richa para mais quatro anos nas eleições de 2014.

“Agradeço aos paranaenses pela confiança em nosso trabalho. A pesquisa mostra que o governo está no caminho certo, buscando atender às necessidades da população”, disse Beto Richa. “O resultado é grande um incentivo para mim e para minha equipe, para nos esforçarmos cada vez mais, com muito diálogo, transparência e seriedade na administração do Estado.”

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Universo – O Ibope fez 2.002 entrevistas, considerando as variantes de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar, entre 16 e 22 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pergunta que rendeu 73% de aprovação a Beto Richa, a desaprovação ficou em 18%, já que pouco mais que 8% dos entrevistados disseram não saber responder à pergunta.

O governo Beto Richa é bem avaliado nas 12 regiões pesquisadas pelo Ibope e a aprovação é superior aos 73% no Noroeste (aprovação de 91%), Centro Ocidental (89%), Sudoeste (88%), Oeste (86%), Norte Pioneiro (77%) e Centro Sul (77%). “O modo municipalista de governar, com atenção especial aos municípios do interior, é fator considerável no alto índice de aprovação do governador Beto Richa”, disse o prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, presidente da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná).

Nota 8 – Para o diretor do Ibope, Hélio Gastaldi, o resultado da pesquisa sobre o Governo Richa é muito bom, considerando que foram apenas dois anos de governo. “É um alto índice de aprovação, difícil de ser alcançado em apenas dois anos. Este índice pode crescer ainda mais, pois a nota dada ao governador é excelente. Poucos governantes recebem nota 8 no Brasil, onde a população é muito crítica em relação ao governo”, diz Gastaldi.

A avaliação do governador, numa escala de zero a 10, também é superior à média geral dos 8,0 em regiões como Centro Ocidental (8,9), Noroeste (8,7), Sudoeste (8,6), Sudeste (8,4), Centro Oriental (8,4), Norte Pioneiro (8,4), Oeste (8,4) e Centro Sul (8,3).

Richa“Beto Richa é o governador do diálogo e da temperança. Atende a todos prefeitos, independente do partido, e as prefeituras precisam do apoio incondicional do Estado para executar obras e projetos. No Paraná, nós temos um governador que respeita e busca atender as necessidades dos municípios”, disse o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira.

Satisfação – O grau de satisfação dos paranaenses com o Estado também é alto. Vinte por cento responderam que estão “muito satisfeitos” em morar no Paraná. Somados com os satisfeitos, esse percentual sobe para 89%. “A pesquisa mostra que o governador Beto Richa está bem, o paranaense está satisfeito com ele”, disse o matemático Luiz Carlos Kossar, pesquisador das tendências do eleitorado nas regiões oeste, sudoeste e noroeste.

Sobre o potencial de voto do governador, foi perguntado aos entrevistados como votariam caso Beto Richa concorresse mais uma vez ao Governo do Estado em 2014. A maioria, 76%, disse que com certeza votaria nele ou poderia votar nele. 19% disseram que não votariam em Richa e 5% não responderam.

“A polarização das eleições municipais não afetou a aprovação do governador. Isto mostra também que está se fechando um ciclo. Esse modelo – crédito consignado e desoneração de impostos – se exaure e o eleitor cobra qualidade de vida na porta de sua casa. O governador entendeu isso”, completou Kossar.