ad

A Telebras anunciou que seu serviço de internet já está disponível em 300 municípios de 20 estados e do Distrito Federal. O provedores de internet alugam a rede da empresa para oferecer o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal, por meio de contrato firmado com a estatal.

De acordo com nota publicada no site da empresa, a rede de telecomunicações da já está preparada para atender o PNBL com velocidade mínima de 2 Mbps ao mesmo valor de hoje para 1 Mbps.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

“Estamos atendendo uma determinação da presidente Dilma Rousseff de dobrar a velocidade em 2013, ou seja, para 2 Mbps, e depois novamente em 2014, chegando a 4 Mbps”, afirmou Caio Bonilha, presidente da Telebras.

A companhia informa ainda que sua rede de fibra óptica tem 12 mil quilômetros e pode alcançar cerca de 900 municípios do país. Depois de firmados os contratos com os provedores de internet, as cidades podem ser atendidas em até 120 dias.

O início das operações, no entanto, dependem exclusivamente das provedoras regionais. Segundo a companhia, a Telebras já fechou cerca de 100 contratos com empresas espalhadas pelos 600 municípios  mas, algumas delas ainda não começaram a oferecer o serviço.

O PNBL prevê a prestação do serviço de internet de 1 Mbps ao valor máximo de R$ 35,00, já incluído o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou ao valor de R$ 29,90 nos estados em que não há cobrança do imposto.

No Paraná, pelo menos de inicio, as cidades que já estão na lista para serem contempladas são: Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama

Para ver a lista completa de municípios atendidos, clique aqui.

Fonte: OlharDigital