O balneário Terra das Águas de Santa Helena recebeu no final de ano cerca de 30 mil visitantes que usufruíram de toda a estrutura de quiosques e áreas de camping disponibilizadas no município.

Com a baixa do nível do Lago de Itaipu em cerca de dois metros e meio abaixo do normal oportuniza o surgimento de peixes que podem trazer riscos aos banhistas.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Essas dificuldades devido ao baixo nível vêm sendo enfrentadas em todos os municípios que possuem Praias Artificiais.

Em Santa Helena, o Instituto Ambiental do Paraná (Iap) autorizou a utilização da água do balneário para banho e toda a estrutura continua aberta para os visitantes durante a semana e também nos finais de semana.

A Praia Artificial está funcionando normalmente e nesse sábado (12) sedia a abertura do Verão Paraná
A Praia Artificial está funcionando normalmente e nesse sábado (12) sedia a abertura do Verão Paraná

Alguns casos de ataques de arraias e piranhas foram registrados e segundo dados obtidos através da Vigilância Epidemiológica do município no mês de novembro e dezembro de 2012 foram registrados quatro ataques de arraias e de 04/11/2012 a 06/01/2013 foram notificados 16 mordidas de piranha sendo que dessas, quatro ataques de piranha foram registrados em 2013 e os demais todos em 2012.

De acordo com o secretário de indústria, comércio, turismo e administração portuária, Leandro Soethe um ofício foi encaminhado nessa semana para Itaipu Binacional pedindo autorização para realizar um arrastão para retirar dos locais de banho do balneário e inseri-los em outras áreas do Lago da Itaipu. “Aguardamos a autorização para realizar o arrastão para segurança dos banhistas, mas mesmo assim o balneário continua recebendo os turistas normalmente”, reforça o secretário.

Preparativos

A expectativa do secretário é que o município receba um grande número de turistas nesse final de semana, pois acontece a partir de sexta-feira (11) as atividades do Projeto Verão Paraná 2013, realizado pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), juntamente com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional, com apoio da Uniguaçu e Programa Cultivando Água Boa.

A abertura oficial acontecerá sábado (12), às 19 horas, em Santa Helena. Neste ano, o projeto chega incrementado com um maior número de atividades em cada uma das prainhas, além de contemplar cidades que não possuem as praias artificiais, como São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, Mercedes, Terra Roxa e Cascavel.

Calendário

11/01 a 13/01

São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon

Itaipulândia – Torneio de Bocha de Areia

18/01 a 20/01

São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon

Santa Helena – Torneio de Futebol de Areia

Cascavel – Torneio de Vôlei de Praia

São Miguel do Iguaçu – Abertura do Paranaense de Handbeach

25/01 a 27/01

Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras, Mercedes, São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon

Missal – Torneio de Futebol Sete

Mercedes – Torneio de Futebol de Areia

São José das Palmeiras – Torneio de Volei de Praia

Marechal C. Rondon – Torneio de Futevôlei

1º/02 a 03/02

Entre Rios do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon

Mundo Novo -Torneio de Vôlei de Praia

São Miguel do Iguaçu – Torneio de Bocha de Areia

Marechal C. Rondon – Etapa Paranaense de Handbeach

Cascavel – Torneio de Futevôlei

08/02 a 10/02

Foz do Iguaçu, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Terra Roxa, Guaíra, São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon

Guaíra – Torneio de Futebol Sete

Terra Roxa, Pato Bragado, Diamante do Oeste – Torneio de Beach Soccer

Foz do Iguaçu – Torneio de Vôlei de Praia

Entre Rios do Oeste – Canoagem Maratona

Fonte: FocoSH