Rossoni anunciou a decisão, após as sessões plenárias
desta quarta-feira (12) (Foto: Nani Gois/Alep)

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Valdir Rossoni (PSDB), anunciou na quarta-feira (12) que está barrado o requerimento que solicitava a criação da aposentadoria para os deputados estaduais. Segundo ele, o parecer emitido pela Procuradoria-Geral da Casa avaliou que o beneficio não tinha legitimidade.

“Nós tomamos a decisão porque nós tínhamos uma posição pessoal, também fizemos um estudo [que] está aqui no despacho que nós estamos dando que não nos oferece condição de promulgar a lei das aposentadorias”, afirmou.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A ideia garantiria a parlamentares que cumpriram mais de cinco mandatos o direito a aposentadoria, conforme o salário que recebem enquanto ocupam o cargo. O texto previa que os deputados aposentados receberiam 85% dos salários. Se eles se aposentassem hoje, receberiam, cada um, cerca de R$ 17 mil por mês. Além disso, só para iniciar o fundo de previdência, a Assembleia precisaria investir R$ 50 milhões a fim de arcar com as despesas.

“Para mim, o assunto está encerado. Não há aposentadoria para os deputados do Paraná”, destacou Rossoni.

Os deputados chegaram a entregar um abaixo-assinado à Rossoni para pressionar a promulgação do projeto. Eles ainda podem recorrer à Justiça para tentar conseguir o benefício.

Fonte: G1

E você, é a favor ou contra a aposentadoria dos deputados? Seja o primeiro a comentar. Preencha os dados abaixo e participe!!