Em Janeiro/2020, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou o relatório Emprego dos Sonhos? no Fórum Econômico Mundial, que apontou as 10 carreiras mais buscadas por jovens de 15 anos em 79 países e regiões, inclusive o Brasil.
Ao todo, foram entrevistados aproximadamente 600 mil jovens em 2018, ano em que o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Dentre os jovens brasileiros, 63% desejam seguir alguma das dez profissões. Veja abaixo quais são elas:
- Engenheiro
- Administrador de empresas
- Médico
- Profissional de Tecnologia da Informação
- Atleta
- Professor
- Policial
- Mecânico de veículos
- Advogado
- Arquiteto
O relatório também fez a divisão entre os cursos mais desejados por gênero. Entre os homens, a busca é maior para profissões como engenheiro, administrador, médico, advogado, profissional de educação física, arquiteto, mecânico automobilístico, policial e profissional de tecnologia da informação e comunicação, nessa ordem.
Já as mulheres possuem preferência por profissões como médica, advogada, pedagoga, professora, enfermeira, psicóloga, administradora, jornalista, secretária e cabeleireira.
O estudo apontou, ainda, que as profissões mais buscadas não apresentou muitas alterações em relação à edição anterior, de 2000, com os mesmos países.
Um ponto importante abordado e que deve ser levado em consideração, é que quase 40% das carreiras citadas tendem a se automatizar nos próximos anos.