A Cooperativa Languiru está bonificando seus associados pelo leite produzido no período de entressafra. Cerca de 700 propriedades são beneficiadas e o valor total pago ultrapassa os R$ 400 mil. O incremento na produção é de 1,385 milhões de litros.

Segundo o gerente de fomento da área de leite da cooperativa, Mauro Aschebrock, esse é o segundo ano da iniciativa e o objetivo é diminuir a queda registrada nesta época do ano. “Se o produtor conseguir produzir acima de 80% na entressafra em comparação com a produção da safra, nós bonificamos em mais R$ 0,30 por litro”, afirma.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O bônus é concedido em forma de vale-compra. Com ele, o cooperado pode obter insumos e outros produtos da Languiru.

Para o comentarista Benedito Rosa, o modelo aplicado pela cooperativa pode ser alternativa para outras regiões sustentarem suas bacias leiteiras. “Essa medida é inteligente. Tem um cunho regional, mas pode ser adotada em escalas maiores. A cooperativa está de parabéns, pois atende os seus interesses e ajuda os produtores no período de entressafra, onde aumenta o custo dos criadores”, disse.

Com o aumento de custo, vem a diminuição da oferta e as indústrias médias podem ficar sem o produto, já que as grandes vão disputar o produto no mercado spot. “O importante é que a tendência que estamos observando é de diminuição do volume produzido da safra para a entressafra, passando de 20% para 10%. Isso porque os produtores utilizam a silagem o ano todo, ficando menos vulneráveis às oscilações climáticas”, completou.

Portal Guaíra com informações do Canal Rural