A Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Departamento da Vigilância Sanitária vem a Público informar que foi constatado um aumento considerável no número de casos de diarreia aguda na população atendida nas Unidades Básicas de Saúde do município. O número de casos registrados já ultrapassam 193 pessoas acometidas pela doença no mês de agosto.

A detecção do surto desencadeou análises técnicas e uma investigação epidemiológica, com objetivos de confirmar o diagnóstico, conhecer o perfil clínico e epidemiológico dos doentes, analisando fatores associados ao adoecimento para propor medidas de prevenção e controle. A primeira suspeita foi a água distribuída pela rede pública, porém após análise laboratorial não foi constatado contaminação. Como ainda não se conhece a fonte de contaminação das pessoas é importante algumas recomendações para evitar novos casos de diarreia e controle do surto.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

– RECOMENDAÇÕES
– Ferver a água antes do consumo, independentemente da sua fonte;
– Manter a limpeza dos reservatórios de água (caixa d′água);
– Manter as boas práticas na manipulação preparo e conservação dos alimentos, incluindo a limpeza de utensílios, frutas, legumes e verduras;
– Manter a higiene pessoal e ambiental, evitando contato direto com utensílios ou mãos´contaminados por fezes humanas ou animais;
– Lavar as mãos antes e depois de qualquer refeição e eliminações fisiológicas,
– Lavar as mãos antes e depois da troca de fraldas higiênicas;
– Evitar piscinas (privadas ou públicas) e atividades aquáticas;
– Na ocorrência de quadro diarreico, buscar atendimento em serviços de saúde para o diagnóstico e manejo clínico adequados.

Portal Guaíra via Assessoria