O Brasil possui 6,4 milhões de imóveis rurais cadastrados até o fim de 2021. O número considera o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de imóveis rurais, de territórios tradicionais de povos e comunidades tradicionais e de assentamentos da reforma agrária, nas situações ativo, pendente e suspenso. O total de cadastros é equivalente a uma área de mais de 616,3 milhões de hectares.

Os dados foram divulgados em boletim do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O documento também reúne os números por estado, conforme os registros realizados até 31 de dezembro de 2021 no Sistema Nacional do CAR (Sicar).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O Sicar é gerido pelo SFB e integra os dados de Cadastro Ambiental Rural de todos os entes da federação. Para operacionalizar suas atribuições associadas ao CAR, utilizam diretamente a plataforma federal os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe, além do Distrito Federal.

Já os estados do Acre, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo utilizam a plataforma federal, mas realizaram customizações no sistema para atender a peculiaridades locais. Na Bahia, no Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e no Tocantins são utilizadas plataformas estaduais, cujos dados encontram-se integrados ao Sicar.

A análise dos dados declarados no CAR é fundamental para a implantação efetiva do Código Florestal Brasileiro, atribuição de competência das unidades federativas. O Serviço Florestal Brasileiro oferece suporte e desenvolve meios de dar celeridade ao processo, como órgão coordenador da política a nível nacional.

Portal Guaíra com informações do Canal Rural