A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e das principais safras do estado.

O relatório semanal apontou que 37% das lavouras estaduais foram colhidas até a última segunda-feira (03). As áreas restantes se dividem com 83% já em maturação e os 17% restantes ainda em frutificação.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Quanto a qualidade dessas áreas, 45% estão em boas condições, 38% em médias e 17% em condições ruins.

A publicação destaca ainda que a colheita já se encerrou em Guarapuava, Irati e União da Vitória e se encaminha para o final em Ponta Grossa (85%), Pato Branco (75%) e Campo Mourão (55%).

Segundo o analista de milho do Deral, Edmar Gervásio, mesmo com as perdas de produção e produtividade causadas pela estiagem no desenvolvimento das lavouras, a safra será positiva para os produtores paranaense, que aproveitam este elevado patamar de cotações para negociar.

Gervásio aponta que os dados inicias para a safra eram de projeção de produção de 13 milhões de toneladas e produtividade média de 100 sacas por hectare, mas estes índices já foram reduzidos para produção de 11,4 milhões de toneladas e produtividade média de 88,33 sacas por hectare.

Portal Guaíra com informações do Notícias Agrícolas