[dropcap color=”#dd9933″]A[/dropcap] 43ª Festa das Nações de Guaíra promete ser a maior de todos os tempos. Muitas são as expectativas para o evento, principalmente com os quatro shows de renome nacional, que foram confirmados há pouco no lançamento da edição deste ano, que ocorreu no auditório da Câmara Municipal. As atrações musicais serão Cacio & Marcos (26/04), Marcos & Belutti (27/04), Lucas Reis & Thacio (28/04) e João Bosco & Vinicius (30/04). Novamente a entrada para os shows será gratuita.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

No ato de lançamento, esteve presente o vice-prefeito de Guaíra, Valberto Paixão, a presidente da Câmara de Vereadores, Lígia Tsukamoto Suga, o presidente da ACIAG, Edson Gomes Pepi, a represente das entidades, Maria Guilherme Noguchi, o coordenador do Fronteira do Leite, Cid Cley Gabarrão.

Em relação aos shows, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a festa tem o objetivo de angariar fundos para as entidades beneficentes do município. Cada uma delas é responsável por uma nação. O lucro maior é obtido por intermédio das vendas realizadas dentro das colônias. Então, o primeiro quesito a ser levado em consideração é que o show deve ser realizado no palco principal, a fim de promover o movimento das colônias. Grandes shows não podem ser realizados no palco principal, devido a estrutura exigida pelas empresas de determinados artistas, com isso é determinado o segundo quesito de escolha. O terceiro motivo é que, por ser uma festa beneficente, o Município de Guaíra junto com a Comissão Central Organizadora, entende que não deve ser cobrado entrada para os shows. Com esses três quesitos e a verba destinada à shows que gira em torno de duzentos mil reais, as opções de contratação são reduzidas.

Para a festa de 2019, a Comissão iniciou as negociações de contratações em julho de 2018, na tentativa de garantir agendas antecipadas de artistas que atendessem as exigências de uma festa peculiar como a de Guaíra.

DEMAIS ATRAÇÕES

Além dos shows, haverá exposições do comércio e agropecuária. Outro destaque está por conta do Dia Especial da Fronteira do Leite, marcado para o dia 29 de abril. O evento neste segmento é considerado o maior do Paraná. Neste ano, de acordo com o coordenador da atração, Cid Cley Gabarrão, seguirá o mesmo estilo do ano passado.

Todas as atrações serão no Centro Náutico e Recreativo Marinas de Guaíra.

O presidente da Aciag, destacou a realização da quarta feira do comércio. “Neste ano, poderá ser uma das melhores e estamos trabalhando para isso na busca de recursos. Ano passado já foi ótimo e deverá ser melhor ainda este ano”, conta.

De acordo com José Delfino, presidente da comissão organizadora da Festa das Nações, “muitos me param nas ruas, solicitando um show de fulano, outro de ciclano. Deus sabe como eu queria poder anunciar alguns nomes solicitados, porém a festa tem uma receita que vem dando resultados positivo, talvez não a todos, mas para a grande maioria e principalmente para os beneficiados das entidades. Planejar e executar uma Festa das Nações, é necessário paciência, sabedoria e muita atenção. São muitos detalhes. Estamos tentando melhorar, ajustar alguns pontos para melhor conciliar filantropia com entretenimento. E temos a certeza que estamos no caminho certo, e que não agradaremos a todos, mas esperamos agradar a muitos”.

O vice-prefeito Valberto Paixão, que representou o Prefeito Heraldo Trento que está em viagem, agradeceu a presença de todos os presentes no evento de lançamento e àqueles que fazem a diferença para que a cada ano pudesse fazer a festa ainda melhor. Destacou ainda que, a festa reverte em doações para entidades, fazendo com que muitos que necessitam de auxílio, não deixem de serem amparados. Outro destaque foi que a Festa das Nações aquece o comércio guairense, fazendo com que em números, perdesse apenas para o natal.

Redação Portal Guaíra