ad

[dropcap color=”#81d742″]I[/dropcap]ntegrando as ações da Semana Nacional de Educação Financeira, a Sicredi Aliança PR/SP realizou na noite de segunda-feira (08) junto a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, Acimacar, a palestra “Tempo e dinheiro” ministrada por Eliane Jaqueline Metzner.

A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Banco Central do Brasil e acontece para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira. O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,5 milhões de associados – participa ativamente desta iniciativa. O objetivo é levar os fundamentos da educação financeira para as pessoas de forma fácil e direta visando despertar a conscientização das pessoas sobre a importância em se pensar e em programar as finanças pessoais. Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. O Banco Central acredita que a educação financeira é fundamental para adequar as soluções financeiras da população e contribuir fortemente com a eficiência do Sistema Financeiro e com a estabilidade da economia do país.

Segundo Eliane, a palestra teve o intuito de fazer com que as pessoas tenham uma relação equilibrada com o dinheiro e suas decisões pessoais. “Para se ter sucesso é importante planejamento e para isso precisamos realizar algumas reflexões. É preciso pensar naquilo que nos move, nos nossos objetivos a curto, médio e longo prazo, em como e com o que utilizamos nosso tempo livre, assim como sair da zona de conforto. É preciso ter atitude e foco para alcançar os objetivos”, disse. “Pequenas ações podem fazer a diferença no futuro. Se economizarmos pequenas quantias agora, no futuro teremos resultados. Outra dica para sermos bem-sucedidos é investir em conhecimento, se aperfeiçoar e buscar cada vez mais atualização profissional. Colocar os gastos no papel, listando um demonstrativo mensal, também ajuda a controlar as finanças, assim nos tornamos consumidores mais conscientes”, completou.

Na noite de terça-feira (09) a mesma palestra ocorreu para os alunos da Faculdade Luterana Rui Barbosa, Falurb, onde cerca de 400 alunos estiveram envolvidos. A cooperativa realizará a palestra também em Barretos – SP para 180 convidados.

De acordo com o Diretor-Executivo da Sicredi Aliança PR/SP, a Semana Nacional de Educação Financeira envolve instituições financeiras e não financeiras para trazer educação financeira para a população em geral. “Estas palestras que a cooperativa está realizando tem o objetivo de convidar associados e comunidade para conhecer um pouco mais sobre como cuidar de sua vida financeira. Muitas vezes nós pensamos que temos que ter cuidado com as despesas somente em empresas, mas não. A palestra mostra que nossos gastos pessoais também devem ser controlados até para diferenciar o que temos como investimento e como consumo, melhorando nossa qualidade de vida no futuro”, ressaltou.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR