ad

Começa nesta sexta (26), e se estende até o dia 29 de setembro, a propaganda eleitoral gratuita (obrigatória), nas emissoras de rádio e televisão de todo o país.

Este ano, a maior parte do conteúdo será veiculado através de inserções ao longo da programação. Serão 03 blocos diários, das 05h às 00h, de segunda à domingo.

Os programas que eram mais longos – em médio 30 ou 40 minutos -, transmitidos em rede local (todas as emissoras de rádio e tv de um município transmitem a mesma programação, no mesmo horário), serão restritos às coligações majoritárias, ou seja, ao candidato a prefeito, de segunda à sábado, e terão a duração de apenas 10 minutos, duas vezes ao dia.

Programas fragmentados

Nas emissoras de rádio local, a rede será formada das 07h às 07h10, e novamente das 12h às 12h10. Este horário será utilizado apenas de segunda a sábado pelas coligações majoritárias, que contarão ainda com 42 minutos diluídos em inserções diárias de 30 segundos cada uma, dentro de três blocos diários: das 05h às 11h; das 11h às 18h; e das 18h às 24h. Cada um desses blocos terá 28 inserções, voltadas aos candidatos a prefeito.

Já os candidatos a vereador vão dispor de 28 minutos diários, integralmente distribuídos em inserções de 30 segundos, respeitando os mesmo três blocos das eleições majoritárias. A diferença é que na propaganda proporcional cada bloco irá abrigar 18 a 19 inserções, alternadamente.

Cenário guairense

Em Guaíra/PR, o tempo da majoritária ficou definido da seguinte forma (ordem alfabética) nos 10 minutos de rede:

06′:28” – Coligação Guaíra Em Boas Mãos (Heraldo Trento);

03′:11” – Coligação Juntos Pela Mudança (Silvia Vanin);

00′:20” – Partido da Pátria Livre (Simião Lopes Neves);

Em inserções, que serão várias durante a programação diária das emissoras de rádio local, com a duração de 30 segundos cada, de segunda à domingo para os dois cargos (prefeito e vereador), assim ficou definido:

Prefeito

27′:11” – Coligação Guaíra Em Boas Mãos (Heraldo Trento);

13′:24” – Coligação Juntos Pela Mudança (Silvia Vanin);

01′:24” – Partido da Pátria Livre (Simião Lopes Neves);

Vereador:

08’00” – Coligação Chapa 01
06′:45” – Coligação Juntos Pela Mudança;
12′:32” – Coligação (REDE, PMDB, PSD, PMN, PDT, PEN, PSC e PT)
00′:42” – Partido da Pátria Livre

Primeiro programa para prefeito (26/08/2016)

13′:24” – Coligação Juntos Pela Mudança (Silvia Vanin);
01′:24” – Coligação Guaíra Em Boas Mãos (Heraldo Trento);
27′:11” – Partido da Pátria Livre (Simião Lopes Neves);

Horário para entrega de mídias

Foi definido que o horário para entrega dos programas da majoritária, assim como das inserções diárias, será de segunda à sexta-feira, até as 14h. Como nesta quinta (25) apenas a “Coligação Guaíra em Boas Mãos” fez a entrega em tempo hábil, o programa da “Coligação Juntos Pela Mudança” e “Partido da Pátria Livre“, não serão apresentados nesta sexta. Uma vinheta com aviso da Justiça Eleitoral será usada para completar o tempo de ambos.

Rádios que transmitirão o horário eleitoral

Apenas as emissoras de rádio homologadas pela Anatel: Rádio Mercosul FM (Comercial), Rádio Guaíra AM (Comercial) e Terra FM (Comunitária)

Redação Portal Guaíra


CLINICA SALUTAR