Heraldo, Silvia e Simião são os candidatos à prefeito em Guaíra
ad

Depois de muitas especulações, a oposição realizou na noite de ontem (5) a sua convenção, conforme permitido pelo calendário eleitoral.

No domingo (31), o maior grupo de oposição formado pelos partidos PP, PTB, PRTB, PSB e o recém chegado PCdoB, realizou seu primeiro encontro no qual frustrou quem esperava o anúncio de seus pré-candidatos a prefeito e vice, que deixou para ser resolvido na última hora.

Durante essa semana muitas especulações surgiram. Uma delas, para justificar a demora em anunciar o nome do pré-candidato a prefeito e do vice, seria apenas uma desculpa para viabilizar o nome do ex-prefeito Manuel Kuba (PTB), que estaria com impedimentos legais, tudo intermediado por um parlamentar em Brasília (DF). Manuel Kuba tentaria mais uma vez ocupar o cargo de prefeito que esteve a frente em outras 3 ocasiões (1997-2000 / 2001-2004 / 2009-2012).

Com o cenário indefinido e conhecendo quem representará o grupo da situação, composto por 14 partidos que ratificaram o nome do empresário Heraldo Trento (DEM) e Beto da Salamanca (PR) como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, os guairenses deram asas à imaginação de quais seriam os candidatos aos cargos eletivos majoritários do maior grupo oposicionista da cidade.

Além de Manuel Kuba, um dos nomes fortes na corrida ao executivo municipal era do vereador Sandro Sabino Borges (PP), sendo ele um candidato natural, já que é conhecido no meio político como principal questionador da gestão do petista Fabian Vendruscolo. Outro nome lembrado foi do empresário Jamil Abu Ali (PSL), candidato a vereador em 2012 onde fez 293 votos. Jamil não escondeu de ninguém o desejo de ser candidato a prefeito, e teria afirmado que mesmo não coligando com qualquer grupo ou partido, se apresentaria como candidato à prefeito de Guaíra.

Outro nome que surgiu forte nos últimos dias foi de Silvia Vanin Rodrigues (PTB), mãe do ex-vereador Guilherme Vanin (PSDB), apontada como uma candidata que poderia ser apresentada como renovação dentro de seu grupo.

Pois bem, durante a convenção dessa sexta-feira, que aconteceu no salão do Buffet Neotte, os convencionais de todos os partidos que se apresentaram, apontaram o direcionamento para políticos que não foram eleitos ainda, decidindo então pelos nomes de Silvia Vanin como pré-candidata a prefeita e de Jamil como seu vice.

Como nem tudo são flores, ainda na convenção, surgiu um certo descontentamento com os nomes apresentados, em especial pelos partidários à candidatura do vereador Sandro Sabino Borges como prefeito ou a vice do grupo opositor, ao demonstrar diante de todos suas insatisfações pela escolha do nome de Silvia e Jamil.

Simião Lopes Neves

Quem também decidiu seu futuro na política foi o agricultor Simião Lopes Neves (PPL), que será candidato a prefeito pela terceira vez. Em 2004, Neves fez 544 votos, já em 2008 conquistou 548 votos. O vice de Simião Neves desta vez será seu companheiro de partido, Pedro Sirineu Machado.

O nome de Simião Neves também foi cogitado como uma alternativa ao principal grupo de oposição, mas que por fim acabou optando por não promover qualquer coligação.

Agora a expectativa é a da homologação pela Justiça Eleitoral das atas dos convencionais, e assim, aguardar o próximo dia 16 onde estará aberta oficialmente a corrida eleitoral de 2016.

Portal Guaíra com informações do F5Guaíra


CLINICA SALUTAR