ad

[dropcap color=”#8224e3″]D[/dropcap]eixando de lado as piadas e comentários sobre as cores que marcaram esse início de 2019, é preciso voltar a atenção a uma causa que requer conhecimento.

Dia 28 de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, por isso o primeiro mês do ano é conhecido como Janeiro Roxo.

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, visando que a doença deixe de ser um problema de saúde pública.

Em Guaíra , não é diferente, ao sinal de qualquer sintoma você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e terá todo o atendimento necessário. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza profissionais capacitados para um diagnóstico e tratamento adequado.

Os primeiros sinais da hanseníase são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque. Podem aparecer placas, caroços e/ou inchaços. Quando afeta os nervos, pode causar formigamento, sensação de choque, dormência e queimaduras nas mãos e pés por falta de sensibilidade, além de falta de força e problemas nos olhos. A transmissão do M. leprae ocorre por meio de contato próximo e contínuo com o paciente não tratado. É transmitida por meio de gotículas que saem do nariz, ou da saliva do paciente. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. O período em que a bactéria fica incubada no organismo é prolongado, e pode variar de dois a sete anos.

Fique atento a qualquer sinal e procure orientação médica sempre que tiver alguma suspeita ou dúvida. Hanseníase existe, tem cura e tem tratamento.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR