Elza Romoda é eleita a vereadora mais votada de Guaíra (foto: F5Guaira)
ad

Se por um lado a eleição de Heraldo Trento era dada como certa nas últimas semanas, o mesmo não poderia ser dito para a eleição de vereadores.

De 08 candidatos que tentaram a reeleição, apenas 02 vereadores conseguiram o direito de legislar por mais 4 anos, sendo eles o ex-prefeito Osvaldino da Silveira (PTB) e o líder da oposição ao governo Fabian Vendruscolo (PT), Sandro Sabino Borges (Sandrinho do Despachante) (PP), ambos coligados com a candidata derrotada Silvia Vanin, que além dos dois reeleitos, teve a professora Marlene Dalacosta (PTB) como mais uma integrante da coligação, que deve se manter com postura oposicionista ao futuro governo de Heraldo e Beto Salamanca.

O grupo de Heraldo contou com a participação de 14 partidos que resultou em 2 coligações com vários nomes conhecidos do eleitorado, como os vereadores Almir Bueno (PT), Tereza (DEM), e Franciele Danelon (PEN), que não conseguiram ser reeleitos.

Outros candidatos bem cotados à assumir uma das vagas na Câmara que não conseguiram se eleger, foram o professor Idivaldo Capatti (DEM), Givanildo Tirolti Cabeça (DEM), Gili (PSC), e Vavá Mendes (DEM) que seguem como suplentes.

O partido que mais fez vereadores foi o Democratas – DEM, com 4 cadeiras, elegendo os candidatos Agnaldo Tadeu, Serginho da Vila Alta, Pastor Gilmar, e Lumi Suga. Tiveram pelo menos um candidato eleito os partidos PSD com Alécio da Padaria, e PMN com Carlos Czerwonka.

O Partido dos Trabalhadores, mesmo com uma onda de rejeição por todo o país, conquistou duas cadeiras na Câmara Municipal. A petista Elza Romoda ‘Elza da Saúde’ foi a vereadora mais votada da cidade ao obter 838 votos, mais que o mais votado em 2012 na eleição proporcional, onde o então candidato a vereador Beto da Salamanca (PR) havia feito 783.

Quem foi eleito pelo PT, foi o presidente de bairro Batista Ilheus, que representa a comunidade da Vila Eletrosul. Batista é irmão da ex-candidata a vereadora pelo PT, Rosa Ilheus, falecida em 2015. Rosa Ilheus em 2012 havia feito 171 votos, Batista Ilheus por sua vez, fez 437 votos, e se elegeu graças ao coeficiente eleitoral, em partes alcançada por sua colega de partido Elza.

Portal Guaíra com informações do F5Guaira


CLINICA SALUTAR