Cristian Edgar Aguazo é diretor de cultura em Guaíra (foto: Divulgação)
ad

Os alunos da Escola Adventista de Guaíra tiveram uma aula diferente na tarde de quinta-feira (2). A convite da professora Lilian Janine Candia Pescara, o diretor de cultura da administração municipal, Cristian Edgar Aguazo, foi à escola contar um pouco da história de Guaíra.

Cristian Aguazo, que tem 33 anos, nasceu e cresceu na cidade, e é conhecido por seu amor à Guaíra, e profundo “curioso” a respeito do passado da região, fato reconhecido à nível estadual, tanto que Cristian foi uma das personagens que recentemente apareceram em um programa de televisão, onde contou um pouco da história dos guairenses.

Durante a aula, Cristian contou aos pequenos estudantes que o território que hoje se encontra os atuais limites do município, já foi de domínio espanhol, em um tempo que não existia nem Paraguai, nem Brasil.

As crianças prestaram atenção a cada nova revelação do passado da cidade, como o fato de Guaíra já ter pertencido ao município de Foz do Iguaçu antes de sua emancipação em 1951, e acharam muito curioso que Guaíra já teve dentro de seu limite territorial, terras que hoje compõe a cidade de Maripá e Terra Roxa.

A professora Lilian questionou o diretor de cultura a respeito de qual seria a identidade cultural de Guaíra, Cristian disse que para quem vem de outra cidade, o que impressiona é o tamanho da ponte Ayrton Senna, que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul, mas que o guairense tem muito carinho com a Igreja Nuestro Señor del Perdón, popularmente conhecida como Igrejinha de Pedra localizada na Vila Velha, Cristian porém disse que seu ponto cultural preferido é o Cine Teatro 7 Quedas.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR