ad

 

Em uma área com mais de 1.000 metros quadrados, na Barra da Tijuca/RJ, a casa ecologicamente correta se destaca

Angelica e Sônia Bridi (Fotos: Reprodução/Programa Estrelas/TV Globo)

O programa “Estrelas”, apresentado pela Angélica e exibido todos os sábados na Rede Globo de televisão, mostra a intimidade e particularidades de pessoas especiais, astros e estrelas de uma das maiores redes de televisão do mundo.

Fabio e Maristela, Arquitetos e Urbanistas

Porém, o programa do dia 14 de dezembro de 2013, teve algo mais especial ainda pra nós da cidade de Guaíra/PR, afinal, uma das estrelas do jornalismo, Sônia Bridi, 50 anos de idade, que tem parte da família residindo em nossa cidade, recebeu a produção do programa em sua nova residência no Rio de Janeiro.

Mas não para por ai, pois a bela casa localizada na Barra da Tijuca – um dos locais mais cobiçados por celebridades – foi projetado por uma empresa genuinamente guairense, Bridi & Silva Arquitetura e Urbanismo.

Tomados por tanta curiosidade, a equipe do Portal Guaíra foi conversar com os responsáveis pela casa “ecologicamente correta”, da jornalista.

Em seu escritório, na Rua Capitão Heitor Mendes Gonçalves, os arquitetos Fábio da Silva Pereira e Maristela Bridi Guazzelli, nos receberam para um bate-papo, acompanhe:

Portal Guaíra (PG): Como surgiu o convite para que o escritório Bridi & Silva localizado em Guaíra, projetasse a “casa dos sonhos” da jornalista Sônia Bridi?

Maristela Bridi Guazzelli (MBG): A Sonia morou muitos anos fora – China, França – antes de voltar definitivamente para o Brasil. Como a residência que ela e o marido moravam ficava em São Paulo, eles já tinham decidido que mudariam pro Rio de Janeiro e que seria em uma casa própria. Com essa conversa, Sônia nos fez o convite e disse que gostaria que  projetássemos a casa. Após um tempo, depois de encontrar o local (terreno) onde seria construída a casa, eu e o Fábio viajamos pro Rio de Janeiro pra conhecer e começar os trabalhos.

PG: E qual foi à surpresa de vocês quando viram o local onde a casa seria construída? Se encantaram?

Fábio Silva (FS): Quando eu visualizei o local eu comentei com a Maristela que 50% do projeto já estava pronto. A visão privilegiada, a topografia em aclive do terreno e a arborização existente, vinha de encontro com aquilo que sempre idealizamos para um projeto – que é projetar em harmonia com a natureza. E detalhe: ter a Pedra da Gávea do Rio de Janeiro como “pano de fundo”, já edifica qualquer construção.

PG: Como é trabalhar com o conceito de “ecologicamente correto”?

MBG: Hoje, o mundo começa a se preocupar muito mais com a questão do verde, da preservação e da sustentabilidade. A sustentabilidade de uma edificação se inicia no projeto junto com o conceito arquitetônico, implantação, insolação, ventilação e escolha de materiais. Nós como arquitetos e urbanistas temos a obrigação de nos preocupar com a questão ecológica.

PG: Esse foi um projeto ousado ou complexo? Exigiu mais de vocês quanto profissionais projetar a casa de uma estrela do jornalismo?

FS: A responsabilidade era muito grande, tanto que a Sônia dizia o seguinte “se tiver que brigar com alguém, será com você e não com a minha irmã [Maristela]” (risos). Apesar da Sônia ser uma pessoa querida, simples, irmã da minha sócia, sempre foi  tratada como cliente. Partimos do mesmo ponto comum que é o Briefing, onde ela nos fala sobre o programa de necessidades que gostaria de ter na residência, e então, começamos os primeiros traços. E, no dia em que fomos apresentar o projeto, confesso que nós dois ficamos apreensivos, mas conseguimos surpreende-la.

PG: E o amor pela profissão, isso conta muito na hora de iniciar um novo projeto?

MBG: Interessante essa pergunta, porque, independente de ser uma casa como essa projetada para Sônia, no Rio de Janeiro, que está tendo repercussão do nosso trabalho Brasil afora; ou uma casa mais simples, para pessoas modestas… O nosso respeito, carinho e cuidado com os detalhes serão sempre os mesmos. Eu e o Fabio sempre conversamos muito sobre isso. A cada novo projeto, é como se fosse o nosso primeiro, e nos empenhamos ao máximo para deixar as pessoas felizes e realizadas.

FS: O amor pela profissão faz toda a diferença. Quando apresentamos o projeto ao cliente, sempre aguardamos que ele diga – “ficou melhor que o esperado”, por isso colocamos todo o nosso conhecimento e dedicação na hora de projetar uma casa, escritório, ou um projeto de urbanismo.

A residência projetada para a jornalista Sônia Bridi, no Rio de Janeiro, tem um terreno com mais de mil metros quadrados, em uma área de construção com quase oitocentos metros quadrados.

O escritório Bridi & Silva, fica na Rua Capitão Heitor Mendes Gonçalves – Edifício Florença – Sala nº 01 – centro, Guaíra/PR – Telefone (44) 6342-3113

Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo do programa


CLINICA SALUTAR