ad

[dropcap color=”#1e73be”]A[/dropcap]té o domingo (28), quem passar pelos atrativos da usina de Itaipu poderá assistir cenas de vertimento da usina. O vertedouro da hidrelétrica está aberto desde a madrugada de domingo, 21, e a previsão era de que ele seria fechado nesta quarta-feira, 24. Com o reservatório cheio, o espetáculo vai continuar.

Durante os últimos dois dias, o volume de água no local chegou a 6 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), o equivalente a um pouco mais de quatro vezes à vazão média das Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu, de 1,2 mil m³/s.

O espetáculo das águas é um cenário raro nos últimos tempos. Foi a primeira vez que o vertedouro foi aberto neste ano. Há seis meses a usina não vertia. O vertimento ocorre normalmente quando há excedente de água não usada para a geração de energia.

Vertedouro
O vertedouro tem a função descarregar toda a água não utilizada para geração. A capacidade máxima de descarga do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR