Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
ad

[dropcap color=”#81d742″]P[/dropcap]elo oitavo ano consecutivo, a usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, manterá as luzes ornamentais da barragem apagadas no sábado (24), como forma de adesão à Hora do Planeta, iniciativa internacional da WWF (World Wide Found for Nature).

Neste dia, os 519 refletores e as 112 luminárias da atração turística noturna ficarão desligados para representar o engajamento da Binacional na ação, que pretende conscientizar comunidades do planeta inteiro sobre o aquecimento global.

A iniciativa pede que todos os povos apaguem as luzes por 60 minutos – das 20h30 às 21h30. Em Itaipu, apenas as luzes de serviço – necessárias à segurança do empreendimento – serão mantidas acesas. A produção de energia não é afetada.

No sábado, a opção de passeio noturno será o Polo Astronômico, com saída às 19h30 do Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu. Os turistas que desejam ver a Iluminação da Barragem neste fim de semana podem conferir o atrativo na sexta-feira (23), às 20h.

No ano passado, a Hora do Planeta contou com ações em 187 países e territórios, com mais de três mil monumentos apagados. Em 2018, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília já confirmaram a adesão.

ILUMINAÇÃO DA BARRAGEM
Um dos principais atrativos do CTI (Complexo Turístico de Itaipu), a Iluminação da Barragem permite que os visitantes acompanhem o acendimento das luzes ornamentais, que é acompanhado por uma trilha sonora especial.

O valor para turistas é de R$ 22. Moradores dos municípios da região trinacional, lindeiros ao Lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu não pagam, mediante comprovação de endereço.

SOBRE A HORA DO PLANETA
A Hora do Planeta pretende alertar a relação dos hábitos humanos e as mudanças do clima, com impacto na biodiversidade. Nesta edição, o novo slogan da iniciativa é #ConectadosNoPlaneta, hashtag lançada para que os internautas postem imagens do engajamento na ação.

Qualquer pessoa ou empresa pode aderir à campanha. Para isso, basta apagar as luzes neste sábado (24), das 20h30 às 21h.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR