ad

[dropcap color=”#1e73be”]A [/dropcap]audiência pública consta na pauta da Câmara dos Deputados e ocorrerá nesta quinta-feira (14), a partir das 10h.

O tema será amplamente debatido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural diante dos apelos de líderes regionais que cobram uma solução definitiva para o problema que se arrasta há décadas.

De um lado a comunidade luta diante da ameaça de que boa parte das cidades e de algumas áreas rurais será afetada com a demarcação: fala-se algo em torno de 30 mil hectares.

Do outro, Índios batem o pé quanto à legitimidade de fixar suas raízes nessas terras, que eles consideram herdadas de seus ancestrais.

A falta de acordo levou o governo federal a suspender a demarcação de terras indígenas nesses municípios da região Oeste.

No início deste ano, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Funai 2 deu parecer favorável quanto a realização de uma nova análise de demarcações em andamento em seis estados brasileiros.

Além do presidente da Funai, vão participar da audiência os prefeitos de Guaíra, Heraldo Trento, e de Terra Roxa, Altair Donizete de Pádua, o presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, e representantes do Ministério da Justiça e do Ministério Público da União.

As informações são da Rádio Difusora do Paraná


CLINICA SALUTAR