Pescadores de Guaíra prestigiam o 12º seminário estadual de aquicultura

Os pescadores de Guaíra participaram da 53ª exposição agropecuária e industrial de Londrina, através da Emater, que apresentou a vitrine tecnológica na Via Rural.

A Prefeitura Municipal de Guaíra, através da secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, viabilizou o transporte dos pescadores. “Os nossos pescadores puderam dividir o espaço com estudantes, pesquisadores técnicos, empresários e investidores”, afirmou Lauro Ramos, engenheiro agrônomo da Emater.

A biossegurança e a segurança alimentar estiveram no centro das atenções do seminário. A palestra principal foi com o veterinário chileno, Mario Carcamo, e com o engenheiro de pesca, Taciano Maranhão.  O chileno relatou experiências dos produtores chilenos sobre biossegurança e qualidade da água. Ele contou como os problemas foram superados no país, maior produtor de salmão do mundo.

FOTOS-LONDRINA-PESCADORES-039

De acordo com Luiz Eduardo de Sá Barreto, engenheiro de pesca da Emater, os produtores enfrentaram prejuízos com doenças provocadas pela qualidade da água.

Taciano Maranhão, engenheiro de pesca do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), também falou sobre qualidade da água, mas com enfoque na segurança alimentar. Ele afirma que o êxito na aquicultura depende da atenção do produtor com a água que utiliza. “Isso é importante não só para a produção dos peixes, como também para a saúde dos consumidores”, alerta. Segundo ele, a água pode ser contaminada por venenos utilizados na lavoura e sedimentos que podem ser levados pela chuva aos tanques de peixes.

Fonte: Assessoria

Tags: , , , , ,

Sobre o Editor

Editor-Responsável pela autorização de todas as noticias, entrevistas, vídeos e fotos publicadas no PG - Portal Guaíra.com

Os Comentários estão fechados.