Expo-Umuarama 2013 – Festival Noroeste Music e apresentações regionais são algumas das atrações

A programação da 39ª Expo-Umuarama/12ª Internacional está repleta de novidades. Além de shows com nomes consagrados da música sertaneja, haverá duas atrações inéditas: o Festival Noroeste Music e a apresentação da Orquestra Viola Caipira. A Exposição acontece de 7 a 17 de março, no Parque Dario Pimenta Nóbrega. Serão quatro dias de entrada gratuita, incluindo os dois eventos populares.

O Noroeste Music reunirá músicos da região, no próximo dia 12. Serão eleitos dois vencedores. O primeiro colocado será o responsável por abrir o show da dupla Thaeme e Thiago, que acontecerá no dia 16. Já o segundo colocado participará de uma das agitadas noites do Caldeirão Universitário.

A orquestra Viola Caipira já se apresentou em diversas cidades do Paraná e ganhou fama internacional

A orquestra Viola Caipira já se apresentou em diversas cidades do Paraná e ganhou fama internacional

A iniciativa do Noroeste Music é da própria SRU (Sociedade Rural de Umuarama), e a organização tem a parceria do Sesc (Serviço Social do Comércio) e coordenação cultural da Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios).

Segundo a diretoria da SRU, o objetivo é dar espaço para os talentos musicais da região. “Sabemos que aqui no noroeste temos músicos talentosos, mas que, infelizmente, continuam no anonimato por falta de espaço. E ao considerar o porte de um evento como a Expo, nos sentimos motivados para realizar o festival”, diz o presidente da entidade ruralista, Junior Peres.

As inscrições foram abertas para artistas dos 32 municípios que integram a Amerios. Após as fases classificatórias, 9 finalistas foram selecionados para se apresentar durante o festival, no palco principal da Expo. A entrada será gratuita para o público.

Os artistas serão avaliados por um criterioso grupo de jurados. De acordo com o edital, o Noroeste Music é aberto para cantores solos, duplas e trios. Os candidatos poderão optar por interpretar canções de outros artistas, como também apresentar músicas de autoria própria. “Esta é uma ótima oportunidade para que os músicos da região apresentem todo o seu talento. Tanto de intérpretes, quanto de autores. E este é o objetivo do festival: valorizar os talentos regionais”, destaca Junior Peres.

ORQUESTRA

A Orquestra Viola Caipira de Cascavel tem encantado públicos em todas as cidades por onde passa. O grupo já ganhou destaque internacional após realizar shows na Argentina e França. A apresentação na Expo será no dia 13/3, com bilheteria livre.

O grupo foi idealizado pelo professor Evandro Rogério Roman, que decidiu levar o projeto para Cascavel após ter assistido uma apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. A orquestra do oeste paranaense é regida pelo músico Ricardo Denchuski e conta com 43 integrantes, desde crianças, até pessoas da terceira idade.

Junior Peres, presidente da SRU, afirma que o objetivo é reforçar o apelo cultural da programação da Expo-Umuarama. “Nossa intenção é divulgar mais a música de raiz. Aliás, esta era uma das principais reivindicações que vínhamos tendo nos últimos anos, e que, agora, temos imensa satisfação em atender”.

Além de apresentações musicais, o público vai encontrar diversas outras novidades na Expo. Teatro de rua e atrações circenses foram programadas para acontecer durante todo o evento. Também no Pavilhão de Indústria e Comércio, os artistas pratas da casa terão espaço para se apresentar para o público visitante.

Fonte: SallaPres

Tags: , , , ,

Sobre o Editor

Editor-Responsável pela autorização de todas as noticias, entrevistas, vídeos e fotos publicadas no PG - Portal Guaíra.com

Ao fazer um comentário e preencher com seu e-mail, uma mensagem é enviada para checar se realmente existe. Ela poderá sofrer moderação ou não ser publicada!